CORE TRAINING

CORE TRAINING

Os músculos do Core e Abdominal não são importantes apenas pela aparência, mas também por ter importantes funções no movimento e na saúde, são 6 funções:

1)Melhorar performance no atleta. Essa musculatura é predominantemente ativa nas atividades de corridas rápidas, torções do tronco, com exemplo golf, tênis, etc;

2) Proteção da coluna. Trabalhando os músculos da lombar e abdominais, promoverá um poderoso suporte na coluna. Reciprocamente, a fraqueza dos músculos abdominais faz com que a barriga fique proeminente gerando uma posição precária, colocando em risco uma degeneração lombar (disco ou articulação);

3) Relaxa a tensão muscular. A noite é comum os músculos lombares estarem tensos. Isso significa que você pode acordar com a musculatura cansada ou com dor na lombar persistente. Dor lombar ao acordar mostra que ela não repousou e não recuperou durante a noite. Alguns exercícios de abdominais antes de dormir podem ser o suficiente para relaxar a lombar, permitindo liberar a sobrecarga do dia;

4) Melhora à saúde digestiva. Trabalhar os músculos abdominais facilita a digestão, prevenindo inchaços e constipação.

5) Reduz os fatores de risco de diabete tipo 2. Essa doença ocorre em pessoas de várias idades, muitas vezes devido a barriga excessiva;

6) Mantém a saúde cardiovascular. Circuito de exercício abdominal e core são excelentes para auxiliar o treino de corrida, bike e outros treinos cardiovasculares.

Fonte: Delairer’s core training anatomy. FRÉDÉRIC DELAVIER, MICAHEL GUNDILL, 2010