Exercícios e Equipamentos

Uma sessão de Pilates é composta pelo trabalho em solo (MAT), aparelhos e equipamentos auxiliares. De acordo com o objetivo da aula, restrições e características dos alunos, os exercícios são desenvolvidos em nível básico, intermediário e avançado. Joseph Pilates criou mais de 500 exercícios em seu repertório.

  • O Hundred ou Cem é um dos exercícios de pilates mais conhecidos e praticados. Com o hundred pretende-se fazer um aquecimento do corpo; aumentar a circulação sanguínea; ativar o centro de força; trabalhar a respiração e coordenação. Exercício que pertence ao repertório MAT BÁSICO.


  • Footwork compreende uma série de exercícios executados no aparelho REFORMER, com variadas posições dos membros inferiores. Tem como objetivo fortalecimento, alongamento e alinhamento dos membros inferiores. Dentro do repertório de exercícios REFORMER BÁSICO.


  • O Roll Down, é um exercício executado no Cadillac, que tem como finalidade principal o trabalho de segmentação da coluna, além do controle do centro de força e estabilidade da cintura escapular. Dentro do repertório CADILLAC BÁSICO.


  • Swan Front, exercício executado dentro do repertório Chair Básico, com objetivo principal de trabalhar músculos extensores de coluna e tríceps braquial.


  • Trabalhando com inclinação lateral do tronco, o Side sit-ups tem como objetivo principal fortalecimento dos músculos abdominais oblíquos.