Pilates x Atletas

O Pilates tem sido cada vez mais procurado por atletas de alto rendimento, que buscam na atividade um complemento para seus treinos.
Este novo perfil de alunos, faz parte de um grupo de pessoas que descobriu na modalidade a chance de alcançar resultados melhores nas competições e um menor risco de lesões na hora dos treinos.
Podemos citar como exemplo, as equipes Brasileiras de vôlei (feminino e masculino) que acrescentaram à preparação física o pilates em solo, visando a prevenção de lesões e melhora da performance. O Pilates também está presente na recuperação dessas lesões, já que mantém a força e flexibilidade neste período.
A melhora da eficiência do movimento, pela execução correta de sua mecânica, demanda um desgaste calórico menor, fazendo com que o atleta mantenha a performance por um período mais prolongado. Desenvolvendo o equilíbrio muscular, ocorre diminuição dos movimentos compensatórios responsáveis pela maioria das lesões.
Some ao ganho de força e flexibilidade melhora da propriocepção, melhora da respiração, melhora do controle postural!
Quais esportes podem se beneficiar?
  • Atletismo
  • Corredores de aventura
  • Triathlon
  • Ciclismo
  • Escaladores
  • Tênis entre outros.
Todos os esportes podem ser beneficiados, de acordo com a modalidade, as aulas são desenvolvidas analisando-se o gesto esportivo, a deficiência do atleta, buscando sempre a melhor execução do movimento!

 

Por Fernanda Rizzo
Ft. Esp. em Ortopedia e Traumatologia
Esp. em Terapia Manual
Esp. em Fisiologia do Exercício
Instrutora de Pilates – CGPA