Podoposturologia

A podoposturologia é uma técnica francesa que tem como conceito a avaliação e o tratamento dos desvios posturais através de estímulos neurológicos e mecânicos.

Possui uma abordagem preventiva, terapêutica e integra as relações entre os pés e suas influencias na postura (estabilidade) e nos movimentos do corpo, sejam nas atividades de vida diária ou na pratica esportiva.

Utiliza as informações ascendentes (vindas das plantas dos pés) para diagnosticar e tratar alterações como tipos de pés, de pisada, desvios posturais e dores no sistema locomotor, como região lombar, quadril e joelhos.

Para tanto preconiza a realização do exame de baropodometria popularmente conhecida como “teste da pisada” que irá determinar o tipo de pé e desvios posturais; e consequentemente a confecção de palmilhas, que farão a correção necessária de maneira profilática ou como tratamento.

As palmilhas são individualizadas, constituídas de elementos específicos que ativam o sistema proprioceptivo e estimulam a reação do fuso neuromuscular, que por sua vez promoverá os ajustes biomecânicos necessários para o controle motor integrado.

FASE DE AVALIAÇÃO

Anamnese e Análise Postural
Baropodometria
Plantigrafia

FASE DE PRODUÇÃO

Estudo da plantigrafia

Marcação dos locais de elementos

Fixação do material

Cobertura

Acabamento

Moldagem das Palmilhas

EXEMPLO DE EFEITO ESPERADO

Dr. Carlos Eduardo Sala Ramos
Fisioterapeuta Especialista

Agendar uma Avaliação